quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Lisey's Story

Lisey's Story - Stephen King

Lisey's Story me mostrou que mais uma vez o tio King conseguiu testar minha persistência e teimosia. De fato, carrega um certo defeito já manifestado em outros livros do mesmo. Eu não sei se faz isso para ganhar mais dinheiro, pois assim terá mais palavras, mas o fato é... o tio King enrola como ninguém no início de certos livros. Você lê cerca de 100 páginas e não tem a mínima idéia do que se trata a história e não consegue se preender. Não é atoa que conheço algumas pessoas que tenham desistido da leitura, não só desse livro, mas de outros da autoria dele apesar de amarem o autor.
Comprei o livro na minha viagem de virada de ano, e para ser sincera, a nossa história já não começou tão bem, afinal, quando perguntei o funcionário da livraria "El Ateneo" (sim, a famosa que foi feita, em Buenos Aires, dentro de um antigo teatro e todos são apaixonados, menos eu) o preço do livro este me informou um, para no caixa me cobrarem o triplo. Deixando este fato de lado, procurei ler durante a viagem, mas praticamente não toquei no exemplar. Foi só no meio do ano que decidi tentar de novo como forma de estudo para a prova de CAE que fiz essa semana.
Só que, para conseguir ler-lo, eu realmente tive que ter coragem. Da primeira vez que tentei de novo, a história se mostrava tão sem sentido e eu já não aguentava MAIS saber do cotidiano da personagem principal, Lisey que só quando, há três semans atrás, eu olhei para o livro e pensei "Ah, que maravilha, CAE é daqui há três semanas e devo ter lido um terço dele" e então decidi tentar mais uma vez pela pressão da prova que chegava que eu finalmente CONSEGUI ler o livro de fato.
Deixando este ponto de lado, a verdade é que... assim que você chega no meio dele e você finalmente compreende, em partes, do que se trata a história e fixa os personagens na sua cabeça, o livro se torna eletrizante e você quase não consegue largar porque você PRECISA saber, afinal, o que vai acontecer.
É difícil falar sobre os pontos interessantes da história sem correr o risco de lançar um grande spoiler. Falando com um olhar geral, a história me tocou e me deixou nervosa porque se trata, lá no fundo, sobre traumas de infância e sobre loucura, ao meu ver. Embora ele tenha dado a loucura um outro cárater, uma outra origem. Esses são assuntos que sempre mexem comigo, principalmente a parte da infância, quando descobrimos o passado do marido de Lisey, o Scott, é tortuante, de verdade. Afinal, a gente sabe que, ainda que de forma um tanto diferente e sem elementos fantástico, há crianças que sofrem por conviverem com pessoas disturbadas.
Há algumas cenas do livro, precisamente as do Boo'ya Moon, que me lembraram de uma outra série dele, A Torre Negra, pelos tons que são citados quando se descrevem o local que aliás, não sei porque, consegui imaginar nitidamente. Além disso, a gente consegue sentir os sentimentos que pairam sobre o lugar.

Tá longe de ser o meu favorito do Stephen King, mas não é totalmente ruim. É bonzinho. Acho que poderia ter aproveitado melhor o mundo paralelo do Scott, teria sido melhor. Acaba o livro e você tem a sensação de que o livro não foi suficiente para cobrir todo o universo criado e que no final é até uma heresia com a riqueza que este mundo pode proporcionar. Teria se aproximado mais dos livros mais fantástico do autor e não dos de terror. Não duvido nada, vira filme, até porque, é uma história que realmente encaixa nas telonas. Enfim, só recomendo para aqueles teimosos como eu, que persistem até o fim.
No final das contas, devo a ele, ao menos, ter estudado. Não é exatamente fácil ler um livro do Stephen King em Inglês, quando eu li "The Body" o conto que deu origem ao filme "Conta Comigo" que passa SEMPRE na sessão da tarde, foi tranquilo, mas agora com este livro eu tinha que quebrar a cabeça com as gírias e os phrasal verbs.

2 comentários:

  1. Oi querida!
    Foi uma feliz surpresa ver seu rostinho em minha lista de seguidores, está gostando do blog?

    Que chato sua história com o outro blog, mas quem sabe ainda dá para fazer alguma coisa a respeito? Sugiro que vc comece a salvar seus posts em algum lugar no seu pc para não ficar a ver navios de novo...

    Menina, fiquei bem interessada nesse livrinho aí. Tenho lido muito pouco, mas acho que vou te pedir esse emprestado hehehe Eu gosto bastante do S. King!
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Ok, BB. Tu me convenceu. Vou dar uma segunda chance pra Lidsey. Mas só por que sou uma fiel leitora.
    Li O concorrente, que ele assinou como Richard Bachman, esses dias. Um dos melhores. E fico impressionada como acho que gosto mais do Bachman do que do próprio King. Enfim, ainda estou refletindo sobre isso.
    bjs

    ResponderExcluir