quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Tá Rindo do Quê? (Funny People)



Tá rindo do quê? - FUNNY PEOPLE

Eu e boa parte da população, não só brasileira como mundial, utilizamos como critério para se escolher um filme numa locadora os atores que fazem parte deste ou o seu diretor porque acreditamos que é uma forma certeira de se conseguir um bom filme ou ter mais ou menos alguma idéia do que se tratará. No post abaixo, por exemplo, boa parte do que escrevi foi sobre os atores que por sua ótima atuação e qualidade salvaram, um pouco, o filme.
Mas recentemente, me senti traída, mais uma vez, por esse método, o que me faz cada vez mais me inclinar para a escolha no acaso. Arrisquei-me a alugar o filme Tá Rindo do Que? que nem mesmo a experiência de Adam Sandler salvou o roteiro sem base ou história. Eu deveria ter sido menos teimosa, um filme que foi lançado diretamente nas locadoras... nada de cinema? Tem alguma coisa estranha aí, certo?
Adam Sandler tem me garantido diversão desde que aprendi a ver filmes sozinhas, fosse na TV paga ou alugando. Mesmo em filmes sem história ALGUMA, a sua atuação, as suas piadas faziam com que eu esquecesse esse pequeno detalhe. Há uma série de filmes dele, quase B, mas que mesmo assim adoro e re-assisto sempre, aliás, acho que uma grande característica de Adam Sandler é que tem essa habilidade de não me encher o saco, de forma que eu paro sempre no canal que esteja passando algum filme dele, mesmo sendo dublado, hehe. Perdi a conta de quantas vezes assisti O Rei Da Água ou O Paizão. Mas dessa vez, nunca me enjoeei tanto de olhar para sua cara. Para quem já nos proporcionou um verdadeiro show em filmes como Click ou Espanglês com uma pitada de Drama, é estranho que em um filme com uma parte dramática tenha acarretado em uma atuação como essa. Também não acredito que a falta de entusiasmo de sua personagem é que estraga o filme, isso o enredo faz sozinho.
Acho que o mais me revoltou no filme foi a personagem interpretada por Seth Rogen, ALIÁS, esse sujeito me dá nos nervos. Como alguém pode prazer de ser tão looser e ficar interpretando isso na TV? NÃO TEM GRAÇA. DÁ NOS NERVOS. ME DEIXA NERVOSA!!! Até o gordo amigo dele tem mais graça que sua personagem totalmente sem vida. Há uma parte em que esse cidadão se decide em praticar o que considera certo... e adivinhem? Esse looser imprestável consegue atrapalhar tudo, render uma surra ao amigo e no final, não faz NADA a favor de ninguém. Estraga tudo e ponto, e ainda, tem a coragem de posteriormente no filme dizer que fez o certo. COMO podemos ter carisma por uma criatura morta e infeliz como essa?
Eu não entendo essa nova tendência de certos diretores americanos de procurarem lançar filmes "cults" ou o mais próximo possível do estilo. Alguns como Jason Reitman de Juno foram felizes em suas apostas, mas outros não. Judd Apatow, diretor de Tá Rindo do Quê? encabeça essa lista, para mim. Reconhecido por bem sucedidos filmes de comédia sendo responsável por roteiros como O Virgem de 40 Anos ou Zohan pergunto o que fez com que esse pobre homem tentasse um filme sobre crises existenciais fúteis e sem sentidos.
O enredo fala sobre George Simmons (Adam Sandler) um popular comediante, com uma série de filmes reconhecidos (lembramos um pouco do próprio Adam Sandler, o que me faz questionar se por ventura esse não anda passando por alguma espécie de crise existencial... o que explicaria aceitar um filme tão besta) e que descobre que tem uma doença rara. Já Ira Wright (Seth Rogen) é um comediante em ascensão nitidamente com pouco talento para tal, dado que se pega a piadas inúteis e sem graça, muitas vezes relacionada a ele mesmo. Uma noite se conhecem ao se apresentarem num mesmo local e George o contrata para ser seu assistente pessoal, logo se tornam amigos, coisa que, nenhum dos dois antes possuia.Só a sinopse já não é muito animadora, certo? Mas com o desenrolar do filme PIORA.
Algumas pessoas alegam que é uma boa oportunidade de se ver stand-up comedy, mas vamos lá, né? São minutos do filmes... se é assim Seinfield passa todos os dias na Sony e é MIL vezes melhor que as atuações pobres que temos representadas ali. Já outras afirmam que o filme é um drama. Então, rebato que foi o pior que vi até hoje.
Para fechar, gostaria de criticar aqui a mania que ultimamente os filmes hollywoodianos vêm reproduzindo de tratar sobre "pessoas que irão morrer misteriosamente ou por doença rara" e só por isso se encontram com um verdadeiro eu bem otário. Isso sem dizer quando não são despedidos ou perdem a família, qualquer coisa do tipo.
Recentemente vi um filme em que a personagem principal também descobre uma doença rara, por sinal, um filme ainda que não dos melhores, longe disso, é infinitamente superior a este título. Trata-se de Henry Poole is Here (O Paraíso é Logo Ali) com Luke Wilson em que, apesar de ter um enredo bem furado, você não morre de tédio ou esperar que as duas horas de filme acabem logo. Provavelmente, a excelente trilha sonora ajudou nesse departamento.
A propósito, não recomendo Tá Rindo do Quê? a ninguém. Poupe seu tempo.

Um comentário:

  1. Eu também ODIEI esse filme. Mas acho que você foi corajosa, uma vez que eu simplesmente não consegui terminar de ver o filme. Desisti depois que o Adam Sandler ficou insistindo pra ver o pinto do outro cara. Achei tão patético que desliguei a TV.
    Também fiquei pensando: será que o Adam Sandler tá em alguma crise pra topar fazer esse filme patético?
    ah, coloquei o link do seu blog no meu. Depois da uma passada lá.

    ResponderExcluir